Título original: The Invention of Lying (O Primeiro Mentiroso)
Direção: Ricky Gervains e Matthew Robinson / 2009 / 99 min.
Sinopse: Em um mundo onde as pessoas só falam a verdade e não existe o conceito de decepção, um homem que anda prestes a perder tudo inventa a “mentira” e muda não só a natureza das coisas, mas criam a base da religião. Depois de muito esforço, ele também consegue a mulher que tanto ama.
(FONTE: http://www.cinepop.com.br/filmes/primeiromentiroso.php acesso em 22 de novembro de 2011)
Objetivos
1. Compreender a diferença entre linguagem conotativa e denotativa nas esferas literária e fílmica;
2. Analisar e refletir sobre os valores éticos e morais propostos pelo filme (O primeiro mentiroso, de Ricky Gervains e Matthew Robinson) e o conto (Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector);
3. Relacionar a forma, conteúdo e tema abordados pela literatura com os valores sociais abordados no filme.
Conteúdos
1. Linguagem conotativa e denotativa;
2. Figuras de linguagem com valor estilístico;
3. Desautomatização da linguagem na esfera literária (Discutir literatura e sua importância)
Público-alvo
1° ano do Ensino Médio.
Metodologia
No primeiro encontro, teceremos comentários breves acerca do filme “O primeiro mentiroso” e, em seguida, a exibição do filme para a turma.
Na segunda aula, os alunos se dividirão em grupos de 5 componentes e escreverão em uma folha de ofício cinco palavras que caracterizam o filme e, em seguida, deverão justificar a escolha. Após essa reflexão, será exposto o conteúdo acerca de linguagem conotativa e denotativa, exemplificando e relacionado por meio do filme exibido.
No próximo encontro, compreenderemos, por meio da identificação e classificação, as figuras de linguagem que abordaremos através de aula expositiva e dialogada as seguintes figuras:
v Eufemismo (a morte da mãe do protagonista);
v Metáfora (o modo como o protagonista fala de Deus);
v Hipérbole (refere-se aos exageros do paraíso);
v Ironia (remete a cena do jantar do protagonista com a sua família).
No último encontro, entregaremos aos alunos fotocópias do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, a fim de relacionar a literatura com a forma de expressão da sociedade, a partir da desautomatização da linguagem.
METODOLOGIAS DE ANÁLISE
a) Análise do conteúdo:
Atividade 1
Fonte
Discutir e debater as questões acerca dos valores morais e sociais abordados pelo filme, ressaltando os seguintes aspectos:
v Verdade x mentira;
v Relacionamento (trabalho, amizade, casamento e família);
v Honestidade x desonestidade;
v Preconceito;
v Vida cotidiana.
Atividade 2
Texto Gerador
Os alunos deverão realizar uma atividade de pesquisa (individual) sobre a temática da atividade 1. A pesquisa deve ser realizada por meio de jornais e revistas impressos, assim, os alunos retirarão imagens que reafirmem as discussões sobre os valores morais e sociais estudados, uma maneira dos alunos refletirem criticamente sobre a temática. Em seguida , deverão expor a pesquisa e justificar as imagens escolhidas.
B) Uso como Linguagem:
Atividade 1
Educação do olhar
Cada aluno deve identificar e classificar a linguagem conotativa e denotativa, a partir das cenas do filme, ressaltando as figuras de linguagem que surgem a partir da invenção da mentira e responder as seguintes questões:
v Qual o valor estilístico de cada figura de linguagem?
v O filme é dividido em dois momentos: a verdade e a invenção da mentira. A partir dessa afirmativa, comente criticamente a importância desses momentos para linguagem conotativa e denotativa, é importante justificar com exemplos.
Atividade 2
Interagindo com outras linguagens
Produzir um texto narrativo tendo como referencia o enredo do filme ou do conto analisado. É importante ressaltar “a mentira” como um elemento essencial para a narrativa.
Atividade 3
“(...) a literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob a pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e portanto nos humaniza.” (Antonio Candido)
A partir dessa afirmativa de Antonio Candido, redija um texto argumentativo, expondo dois argumentos plausíveis que justifiquem a importância e a função da literatura na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário