Literatura está intimamente relacionada com práticas sociais. Nesse sentido, propomos uma gama de correlações entre as diversas manifestações literárias e a sociedade contemporânea. Assim, buscaremos no espaço social elementos que interajam diretamente com a arte literária.

Dessa forma, este blog objetiva analisar e expor elementos da realidade social, fazendo um contra ponto com a literatura e seus modos de encarar a realidade e a cultura das diversas épocas da sociedade.

Esperamos de você leitor a interação e a sugestão de novos temas, a discordância ou a concordância com as críticas aqui relacionadas, tendo em vista que pensar em Literatura não é apenas propor teorias literárias, mas sim promover a crítica à sociedade, tentando encontrar elementos que sejam favoraveis ou não à nossa formação enquanto leitores e apreciadores de leitura e cultura. Assim, este espaço é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Literaturas, graduandos de Letras, alunos do nível médio e ao público que gosta de uma leitura crítica acerca dos assuntos que envolvam a sociedade.

Boas leituras!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FICHA PEDAGÓGICA: ANÁLISE FÍLMICA

Título original: The Invention of Lying (O Primeiro Mentiroso)
Direção: Ricky Gervains e Matthew Robinson / 2009 / 99 min.
Sinopse: Em um mundo onde as pessoas só falam a verdade e não existe o conceito de decepção, um homem que anda prestes a perder tudo inventa a “mentira” e muda não só a natureza das coisas, mas criam a base da religião. Depois de muito esforço, ele também consegue a mulher que tanto ama.
(FONTE: http://www.cinepop.com.br/filmes/primeiromentiroso.php acesso em 22 de novembro de 2011)

Objetivos

1.      Compreender a diferença entre linguagem conotativa e denotativa nas esferas literária e fílmica;
2.      Analisar e refletir sobre os valores éticos e morais propostos pelo filme (O primeiro mentiroso, de Ricky Gervains e Matthew Robinson) e o conto (Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector);
3.      Relacionar a forma, conteúdo e tema abordados pela literatura com os valores sociais abordados no filme.

Conteúdos

1.      Linguagem conotativa e denotativa;
2.      Figuras de linguagem com valor estilístico;
3.      Desautomatização da linguagem na esfera literária (Discutir literatura e sua importância)
Público-alvo

1° ano do Ensino Médio.

Metodologia

               No primeiro encontro, teceremos comentários breves acerca do filme “O primeiro mentiroso” e, em seguida, a exibição do filme para a turma.
               Na segunda aula, os alunos se dividirão em grupos de 5 componentes e escreverão em uma folha de ofício cinco palavras que caracterizam o filme e, em seguida, deverão justificar a escolha. Após essa reflexão, será exposto o conteúdo acerca de linguagem conotativa e denotativa, exemplificando e relacionado por meio do filme exibido.
               No próximo encontro, compreenderemos, por meio da identificação e classificação, as figuras de linguagem que abordaremos através de aula expositiva e dialogada as seguintes figuras:

v  Eufemismo (a morte da mãe do protagonista);
v  Metáfora (o modo como o protagonista fala de Deus);
v  Hipérbole (refere-se aos exageros do paraíso);
v  Ironia (remete a cena do jantar do protagonista com a sua família).

No último encontro, entregaremos aos alunos fotocópias do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, a fim de relacionar a literatura com a forma de expressão da sociedade, a partir da desautomatização da linguagem.

METODOLOGIAS DE ANÁLISE

a) Análise do conteúdo:  

Atividade 1
Fonte
Discutir e debater as questões acerca dos valores morais e sociais abordados pelo filme, ressaltando os seguintes aspectos:

v  Verdade x mentira;
v  Relacionamento (trabalho, amizade, casamento e família);
v  Honestidade x desonestidade;
v  Preconceito;
v  Vida cotidiana.

Atividade 2
Texto Gerador

Os alunos deverão realizar uma atividade de pesquisa (individual) sobre a temática da atividade 1. A pesquisa deve ser realizada por meio de jornais e revistas impressos, assim, os alunos retirarão imagens que reafirmem as discussões sobre os valores morais e sociais estudados, uma maneira dos alunos refletirem criticamente sobre a temática. Em seguida , deverão expor a pesquisa e justificar as imagens escolhidas.

B) Uso como Linguagem:

Atividade 1
Educação do olhar

Cada aluno deve identificar e classificar a linguagem conotativa e denotativa, a partir das cenas do filme, ressaltando as figuras de linguagem que surgem a partir da invenção da mentira e responder as seguintes questões:

v  Qual o valor estilístico de cada figura de linguagem?
v  O filme é dividido em dois momentos: a verdade e a invenção da mentira. A partir dessa afirmativa, comente criticamente a importância desses momentos para linguagem conotativa e denotativa, é importante justificar com exemplos.

Atividade 2
Interagindo com outras linguagens

Produzir um texto narrativo tendo como referencia o enredo do filme ou do conto analisado. É importante ressaltar “a mentira” como um elemento essencial para a narrativa.

Atividade 3

“(...) a literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob a pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e portanto nos humaniza.” (Antonio Candido)

 A partir dessa afirmativa de Antonio Candido, redija um texto argumentativo, expondo dois argumentos plausíveis que justifiquem a importância e a função da literatura na sociedade.




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