Literatura está intimamente relacionada com práticas sociais. Nesse sentido, propomos uma gama de correlações entre as diversas manifestações literárias e a sociedade contemporânea. Assim, buscaremos no espaço social elementos que interajam diretamente com a arte literária.

Dessa forma, este blog objetiva analisar e expor elementos da realidade social, fazendo um contra ponto com a literatura e seus modos de encarar a realidade e a cultura das diversas épocas da sociedade.

Esperamos de você leitor a interação e a sugestão de novos temas, a discordância ou a concordância com as críticas aqui relacionadas, tendo em vista que pensar em Literatura não é apenas propor teorias literárias, mas sim promover a crítica à sociedade, tentando encontrar elementos que sejam favoraveis ou não à nossa formação enquanto leitores e apreciadores de leitura e cultura. Assim, este espaço é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Literaturas, graduandos de Letras, alunos do nível médio e ao público que gosta de uma leitura crítica acerca dos assuntos que envolvam a sociedade.

Boas leituras!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CONTO

O conto é uma narrativa de tradição oral cuja intenção é contar histórias. Evoluindo para a tradição do registro escrito, o conto se consolidou como literatura a partir da Idade Moderna, porém o auge do seu desenvolvimento foi o século XIX com o aparecimento da imprensa. O conto apresenta uma estrutura narrativa curta, pois descarta os detalhes que não são úteis ao desfecho da narração, tem uma linguagem de fácil entendimento, e é um gênero que apresenta os fatos lentamente, por isso, é dotado de suspense. A temática deste gênero é ilimitada e sempre ligada a um fato acontecido que tenha um momento especial e prenda a atenção do leitor. Apesar de ser uma narrativa curta, o conto não obedece à tradição de situar o leitor em relação ao tempo cronológico.
Referência: Conceito retirado do trabalho Literatura no contexto educacional cujas autoras são: Mirlene Coutinho e Maria da Conceição Cavalcanti.



Aplicando a teoria...Dica de atividade.


Após ouvir, ler e interpretar contos variados, é hora de produzir! Escolha junto com os alunos contos interessantes e analise a estrutura composicional de cada texto. Após verificar essa esturtura do enredo, peça para que os alunos usem e abusem da criatividade para criarem seus próprios textos. Corrija-os e veja se a esturtura do enredo é parecida com a do conto base e, em seguida, faça aulas de reescrita de textos para solucionar os problemas linguístico-textuais mais recorrentes, a fim de que seja confeccionado um livro de contos da sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário