Literatura está intimamente relacionada com práticas sociais. Nesse sentido, propomos uma gama de correlações entre as diversas manifestações literárias e a sociedade contemporânea. Assim, buscaremos no espaço social elementos que interajam diretamente com a arte literária.

Dessa forma, este blog objetiva analisar e expor elementos da realidade social, fazendo um contra ponto com a literatura e seus modos de encarar a realidade e a cultura das diversas épocas da sociedade.

Esperamos de você leitor a interação e a sugestão de novos temas, a discordância ou a concordância com as críticas aqui relacionadas, tendo em vista que pensar em Literatura não é apenas propor teorias literárias, mas sim promover a crítica à sociedade, tentando encontrar elementos que sejam favoraveis ou não à nossa formação enquanto leitores e apreciadores de leitura e cultura. Assim, este espaço é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Literaturas, graduandos de Letras, alunos do nível médio e ao público que gosta de uma leitura crítica acerca dos assuntos que envolvam a sociedade.

Boas leituras!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A sociedade moderna: livros impressos e digitais


No início do século XX, inicia-se no Brasil um novo movimento literário, chamado Modernismo. Esse movimento é considerado como uma renovação singular na literatura brasileira, tanto no âmbito estético quanto na linguagem, rompendo com as principais tendências tradicionais literárias. As principais características do Modernismo estão associadas ao pensamento moderno de fazer e expressar a literatura e a arte.  

     
                                                   FONTE: http://modernismonobrasil.blogspot.com/ 

 Assim, esse movimento é marcado pelo conceito de renovação, por manifestar as peculiaridades dos contextos sociais e políticas da sociedade brasileira, tornando-se uma expressão viva e autêntica.    
    
Na sociedade contemporânea, a vida do homem é caracterizada pela praticidade e agilidade, devido às mudanças do contexto social e cultural.  Nesse âmbito, a tecnologia e seus avanços são responsáveis por influenciar e, consequentemente, transcrever a sociedade do século XXI.  Dessa maneira, percebemos as características essenciais do Modernismo na ruptura entre os livros impressos e digitais

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S) são as principais ferramentas que estão influenciando a nova maneira de arquivar (biblioteca digital) e publicar livros (E-books). Diante disso, as TIC’s revelam os novos hábitos e costumes do homem moderno. Assim, a característica do pensamento moderno e a influência da renovação tecnológica estão construindo e moldando a nossa sociedade.


FONTE: http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/4818

O prazer de folhear e ler os livros impressos jamais será ultrapassado pelos livros digitais, pois o leitor cria uma relação “afetiva” não só com o texto (conteúdo), mas com o objeto. No entanto, os livros digitais apresentam uma praticidade cada vez mais exigida em nosso meio social como, por exemplo, a portabilidade, o fácil acesso, o baixo custo e, além disso, a capacidade de armazenamento. Portanto, cabe ao leitor escolher a melhor maneira de ler, o importante nesse contexto é a leitura como prática social.

Um vídeo para refletir sobre as TIC's.

FONTE: http://youtu.be/DZmC4Lb1CFE


Nenhum comentário:

Postar um comentário