Literatura está intimamente relacionada com práticas sociais. Nesse sentido, propomos uma gama de correlações entre as diversas manifestações literárias e a sociedade contemporânea. Assim, buscaremos no espaço social elementos que interajam diretamente com a arte literária.

Dessa forma, este blog objetiva analisar e expor elementos da realidade social, fazendo um contra ponto com a literatura e seus modos de encarar a realidade e a cultura das diversas épocas da sociedade.

Esperamos de você leitor a interação e a sugestão de novos temas, a discordância ou a concordância com as críticas aqui relacionadas, tendo em vista que pensar em Literatura não é apenas propor teorias literárias, mas sim promover a crítica à sociedade, tentando encontrar elementos que sejam favoraveis ou não à nossa formação enquanto leitores e apreciadores de leitura e cultura. Assim, este espaço é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Literaturas, graduandos de Letras, alunos do nível médio e ao público que gosta de uma leitura crítica acerca dos assuntos que envolvam a sociedade.

Boas leituras!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CRÔNICA




A Crônica é um gênero narrativo. Esse gênero é publicado em jornais e revistas, destina-se à leitura diária ou semanal, tratando sempre de assuntos do cotidiano. Assim, esse tipo de texto encarrega-se de narrar fatos históricos ou da atualidade cronologicamente ordenados.
Diferente da notícia, a crônica visa analisar os fatos cotidianos, dando um colorido emocional a uma situação comum, vista de modo singular e por outro ângulo.
Dessa forma, a crônica é voltada para um leitor mais atento aos fatos urbanos e faz com que o cronista dê maior importância aos assuntos do mundo contemporâneo.

Características do gênero Crônica
A crônica é um texto narrativo que:
  • É, em geral, curto;
  • Trata de assuntos e problemas do cotidiano;
  • Traz as pessoas comuns como personagens, sem nome ou com nomes genéricos. As personagens não têm aprofundamento psicológico; são apresentadas em traços rápidos;
  •  É organizado em torno de um único núcleo, um único problema;
  • Tem como objetivo envolver, emocionar o leitor.

Aplicando a teoria... Dicas de atividades

Escolha crônicas para serem lidas e discutidas em sala com os alunos. Divida a turma em pequenos grupos e peça para que leiam, listem os temas, discutam e exponham o que acharem mais pertinemte no texto lido.

Atividade criativa

1. Após a aplicação do conteúdo, a leitura e discussão das crônicas, peça para que os alunos, individualmente, criem uma crônica que contenha alguma das variedades linguísticas.
2. Depois de corrigir os textos e discutir os erros, buscando possíveis soluções, peça a reescrita da crônica.
3. Após a reescrita, proporcione a leitura das crônicas produzidas em uma roda de leitura.


Boas Leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário