Literatura está intimamente relacionada com práticas sociais. Nesse sentido, propomos uma gama de correlações entre as diversas manifestações literárias e a sociedade contemporânea. Assim, buscaremos no espaço social elementos que interajam diretamente com a arte literária.

Dessa forma, este blog objetiva analisar e expor elementos da realidade social, fazendo um contra ponto com a literatura e seus modos de encarar a realidade e a cultura das diversas épocas da sociedade.

Esperamos de você leitor a interação e a sugestão de novos temas, a discordância ou a concordância com as críticas aqui relacionadas, tendo em vista que pensar em Literatura não é apenas propor teorias literárias, mas sim promover a crítica à sociedade, tentando encontrar elementos que sejam favoraveis ou não à nossa formação enquanto leitores e apreciadores de leitura e cultura. Assim, este espaço é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Literaturas, graduandos de Letras, alunos do nível médio e ao público que gosta de uma leitura crítica acerca dos assuntos que envolvam a sociedade.

Boas leituras!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ILHA DAS FLORES - ANÁLISE FÍLMICA


 Ilha das Flores
(Brasil, 1989. Direção: Jorge Furtado, 12`).

Objetivos
a)    Apropriação da temática meio ambiente (no caso, o lixo);
b)    Desenvolver determinadas reflexões históricas sobre o desenvolvimento da sociedade capitalista;
c)    Funções da linguagem (verbal e não verbal);
d)    Estabelecer uma comparação entre o documentário exibido e o conteúdo dos telejornais.

Conteúdos
l  Conceituais
l  Procedimentais
l  Atitudinais

Material:
-         Exibição do documentário e com
-         Fotocópias das atividades propostas.
 
Público-alvo:
Adolescentes e adultos

Metodologia
O documentário será explorado em duas aulas. Inicialmente, antes da exibição
- Descrição do contexto do vídeo, com ênfase na questão lixo;
- Origem do vídeo;
- Relacioná-lo com o conteúdo de linguagem (verbal e não verbal);
- Pedir para definir o documentário com uma palavra.

Atividade 1

1.1 Elementos da metalinguagem
1.2 Produção textual com os elementos textuais discutidos, tendo como tema a realidade dos alunos e o tema lixo


Atividade 2
l  Entrega de lixeiras para discutir qual tipo de lixo produzem (conceito de lixo orgânico e não orgânico).
l  A partir das palavras atribuídas ao filme estabelecer relações entre os vários cenários apontados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário