Literatura está intimamente relacionada com práticas sociais. Nesse sentido, propomos uma gama de correlações entre as diversas manifestações literárias e a sociedade contemporânea. Assim, buscaremos no espaço social elementos que interajam diretamente com a arte literária.

Dessa forma, este blog objetiva analisar e expor elementos da realidade social, fazendo um contra ponto com a literatura e seus modos de encarar a realidade e a cultura das diversas épocas da sociedade.

Esperamos de você leitor a interação e a sugestão de novos temas, a discordância ou a concordância com as críticas aqui relacionadas, tendo em vista que pensar em Literatura não é apenas propor teorias literárias, mas sim promover a crítica à sociedade, tentando encontrar elementos que sejam favoraveis ou não à nossa formação enquanto leitores e apreciadores de leitura e cultura. Assim, este espaço é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Literaturas, graduandos de Letras, alunos do nível médio e ao público que gosta de uma leitura crítica acerca dos assuntos que envolvam a sociedade.

Boas leituras!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

VIDA MARIA - FICHA FÍLMICA

VIDA MARIA
(Brasil, 2006. Direção: Marcio Ramos, 09’)

OBJETIVOS
·         Verificar elementos da narrativa;
·         Observar como se dá a relação de tempo;
·         Discutir como se desenvolvem os elementos da narrativa no curta;
·         Refletir acerca da escrita em ambientes onde a educação é precária.

 CONTEÚDOS
·         CONCEITUAIS: Texto narrativo e elementos da narrativa.
·         PROCEDIMENTAIS: Aula expositiva-dialogada.
·         ATITUDINAIS: Discussões.

RECURSOS DIDÁTICOS
·         Exibição do filme Vida Maria;
·         Projetor multimídia.

PÚBLICO – ALVO
Crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano.

METODOLOGIA
Explicitar o conceito de Narrativa e seus elementos principais, ressaltando a relação entre tempo e espaço. O curta metragem, Vida Maria, será utilizado como ilustração e para a percepção dos elementos centrais da narrativa. Em seguida, teceremos reflexões acerca das Marias e dos aspectos que envolvem a prática social da escrita.

ATIVIDADE 1
Produção textual do gênero Narrativo: Levando em consideração o Curta assistido em sala, recrie um novo enredo para a história das Marias.
ATIVIDADE 2
Sob orientação do professor, reescreva a produção textual realizando as devidas alterações. Após a reescrita dos textos, será confeccionado um livro com as diversas produções para a biblioteca da escola.


REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário