Filme:
Documentário: O veneno está na mesa (Silvio Tendler, 50’ 2010)
Sinopse:
O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública.
O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A ideia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.
PÚBLICO ALVO
Alunos do ensino médio/superior
Objetivos
l Refletir acerca dos produtos que consumimos e sobre nossos hábitos;
l Discutir sobre a desinformação a respeito da agricultura e indústria de alimentos e o descaso pela saúde da população no Brasil;
l Apresentar a conexão entre eventos; (por ex. o novo código florestal brasileiro)
l Perceber os tipos de argumentos e suas características próprias (debate);
l Compreender a importância das estratégicas argumentativas em um tema polêmico e, assim, contrapor os defeitos de argumentação a fim de refletir sobre as falhas argumentativas. (produção de um texto argumentativo);
l Desenvolver um posicionamento crítico sobre o consumo de agrotóxicos, levando em consideração os aspectos sociais e políticos da sociedade brasileira. (carta argumentativa).
Conteúdos: (domínios)
- Cognitivo
- Afetivo
- Tipos de argumentos
- Estratégias argumentativas e defeitos de argumentação
- Gênero discursivo: Carta argumentativa
Metodologia
O documentário será explorado em três aulas. Inicialmente, antes da exibição buscar-se-á investigar os conhecimentos prévios sobre a temática e elaboração de um texto acerca dos hábitos alimentares que os alunos possuem.
Em seguida será realizada a exibição e se estabelece a dinâmica conhecida como “chuva de palavras” (cada aluno define o documentário em UMA palavra).
Como tarefa para o próximo encontro, os alunos deverão observar quais alimentos existem em suas casas e irão apresentar e discutir as observações realizadas comparando com o conteúdo do documentário.
No encontro seguinte, os alunos deverão se organizar em dois grandes grupos: o primeiro irá mostrar argumentos a favor do uso de defensivos químicos nas lavouras brasileiras; e o segundo deverá se posicionar contra. O debate terá a duração de 40 minutos referentes à primeira aula. Na segunda aula, será entregue um pequeno texto para que os alunos reflitam acerca do tema proposto e organizem, individualmente, um comentário argumentativo que deverá conter o posicionamento (tese) e dois argumentos que sustentem a opinião.
Na última aula, os alunos deverão escrever individualmente uma Carta argumentativa para a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) que defende o uso de agrotóxicos. De acordo com a senadora, “milhares e milhares de brasileiros que ganham salário mínimo ou que não ganham nada e que, portanto, precisam comer comida com defensivos sim, porque é a única forma de se fazer o alimento mais barato”. A partir dessa afirmativa, o aluno deverá concordar ou discordar do posicionamento da senadora Kátia Abreu através de argumentos plausíveis. As melhores produções serão enviadas para a senadora.
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