Literatura está intimamente relacionada com práticas sociais. Nesse sentido, propomos uma gama de correlações entre as diversas manifestações literárias e a sociedade contemporânea. Assim, buscaremos no espaço social elementos que interajam diretamente com a arte literária.

Dessa forma, este blog objetiva analisar e expor elementos da realidade social, fazendo um contra ponto com a literatura e seus modos de encarar a realidade e a cultura das diversas épocas da sociedade.

Esperamos de você leitor a interação e a sugestão de novos temas, a discordância ou a concordância com as críticas aqui relacionadas, tendo em vista que pensar em Literatura não é apenas propor teorias literárias, mas sim promover a crítica à sociedade, tentando encontrar elementos que sejam favoraveis ou não à nossa formação enquanto leitores e apreciadores de leitura e cultura. Assim, este espaço é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Literaturas, graduandos de Letras, alunos do nível médio e ao público que gosta de uma leitura crítica acerca dos assuntos que envolvam a sociedade.

Boas leituras!

domingo, 9 de março de 2014

De olho na escrita

DICA GRAMATICAL
Acerca de / A cerca de/ Há cerca de
A Língua Portuguesa apresenta expressões bem parecidas e que nos confundem em alguns casos na hora de escrever. Como saber a diferença, por exemplo, entre acerca de, a cerca de e há cerca de? Onde e como devo usar? Vejam:

Acerca de é uma locução prepositiva e significa a respeito de ou sobre, ou seja, essa expressão funciona como preposição, relacionando termos de uma oração. 
Exemplo: Os psicólogos falavam acerca da (a respeito da) (sobre) internação compulsória para viciados em crack.

A cerca de significa aproximadamente. Nesse caso a preposição a é utilizada para marcar distância no espaço e no tempo.
Exemplo: A cachoeira fica a cerca de (aproximadamente) 100 metros daqui.

Há cerca de indica tempo aproximado já transcorrido. Nesse caso o verbo haver é utilizado para indicar a existência de tempo transcorrido, podendo ser substituído pelos verbos fazer e existir.
Exemplo:
A estiagem castiga a região há cerca de três meses.
Estamos aguardando a resposta da coordenação há cerca de (faz) duas horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário