Literatura está intimamente relacionada com práticas sociais. Nesse sentido, propomos uma gama de correlações entre as diversas manifestações literárias e a sociedade contemporânea. Assim, buscaremos no espaço social elementos que interajam diretamente com a arte literária.

Dessa forma, este blog objetiva analisar e expor elementos da realidade social, fazendo um contra ponto com a literatura e seus modos de encarar a realidade e a cultura das diversas épocas da sociedade.

Esperamos de você leitor a interação e a sugestão de novos temas, a discordância ou a concordância com as críticas aqui relacionadas, tendo em vista que pensar em Literatura não é apenas propor teorias literárias, mas sim promover a crítica à sociedade, tentando encontrar elementos que sejam favoraveis ou não à nossa formação enquanto leitores e apreciadores de leitura e cultura. Assim, este espaço é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Literaturas, graduandos de Letras, alunos do nível médio e ao público que gosta de uma leitura crítica acerca dos assuntos que envolvam a sociedade.

Boas leituras!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Dica de leitura

O médico e o monstro
  

          A obra O médico e o monstro, escrita em 1886, por Robert Louis Stevenson, nasceu de um pesadelo e apresenta uma visão aprofundada dos conflitos da natureza humana. Dessa forma, as forças do bem e do mal, existentes na essência do homem, ganham um valor alegórico para que a discussão acerca de tais temas e suas consequências para a sociedade sejam abordados, bem como a forma como o próprio indivíduo se sente ao deixar aflorar um dos lados da sua personalidade.

            Dessa maneira, em uma narrativa recheada de mistério, Dr Henry Jekyll conta que, por meio de pesquisas, descobriu uma porção capaz de realizar a separação da personalidade em seus lados positivo e negativo, psicológica e fisicamente. Essa porção transforma o Dr Jakyll em Mr Hyde, tornando-o um ser repugnante, mas que causa admiração em Jakyll, porque foge de todas as convenções éticas propostas pela sociedade e pela medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário