Literatura está intimamente relacionada com práticas sociais. Nesse sentido, propomos uma gama de correlações entre as diversas manifestações literárias e a sociedade contemporânea. Assim, buscaremos no espaço social elementos que interajam diretamente com a arte literária.

Dessa forma, este blog objetiva analisar e expor elementos da realidade social, fazendo um contra ponto com a literatura e seus modos de encarar a realidade e a cultura das diversas épocas da sociedade.

Esperamos de você leitor a interação e a sugestão de novos temas, a discordância ou a concordância com as críticas aqui relacionadas, tendo em vista que pensar em Literatura não é apenas propor teorias literárias, mas sim promover a crítica à sociedade, tentando encontrar elementos que sejam favoraveis ou não à nossa formação enquanto leitores e apreciadores de leitura e cultura. Assim, este espaço é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Literaturas, graduandos de Letras, alunos do nível médio e ao público que gosta de uma leitura crítica acerca dos assuntos que envolvam a sociedade.

Boas leituras!

sexta-feira, 7 de março de 2014

Dica de leitura

Pimentas

“Pimentas são frutinhas coloridas que têm poder para provocar incêndios na boca. Pois há ideias que se assemelham às pimentas: elas podem provocar incêndios nos pensamentos. Mas, para se provocar um incêndio, não é preciso fogo. Basta uma única brasa. Um único pensamento-pimenta…”. À luz dessa descrição se inicia a obra PIMENTAS   ̶̶̶̶̶  para provocar um incêndio, não é preciso fogo, publicado em 2012, por Rubem Alves. Esse livro é dividido em 74 crônicas sobre ideias, pessoas e pensamentos que incendeiam  a mente e levam a outras ideias, justificando assim o título da obra.
         Diante disso, os textos são fruto de reflexões do autor sobre assuntos variados do dia a dia,  cheios de detalhes e uma narrativa repleta de reflexões, recorrendo a mitos, filósofos, compositores e outros escritores a fim de promover, em grande estilo, pensamentos-pimentas sobre a sociedade e os diversos temas que nos rodeiam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário