Literatura está intimamente relacionada com práticas sociais. Nesse sentido, propomos uma gama de correlações entre as diversas manifestações literárias e a sociedade contemporânea. Assim, buscaremos no espaço social elementos que interajam diretamente com a arte literária.

Dessa forma, este blog objetiva analisar e expor elementos da realidade social, fazendo um contra ponto com a literatura e seus modos de encarar a realidade e a cultura das diversas épocas da sociedade.

Esperamos de você leitor a interação e a sugestão de novos temas, a discordância ou a concordância com as críticas aqui relacionadas, tendo em vista que pensar em Literatura não é apenas propor teorias literárias, mas sim promover a crítica à sociedade, tentando encontrar elementos que sejam favoraveis ou não à nossa formação enquanto leitores e apreciadores de leitura e cultura. Assim, este espaço é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Literaturas, graduandos de Letras, alunos do nível médio e ao público que gosta de uma leitura crítica acerca dos assuntos que envolvam a sociedade.

Boas leituras!

sábado, 29 de março de 2014

PROJETO AROMA LITERÁRIO, SARAU POÉTICO
ORGANIZADORA 
Profa. Especialista Maria da Conceição
A palavra Sarau vem do latim seranus, através do galego serão e consiste em um evento cultural onde se expressam manifestações artísticas de dança, poesia, música, teatro e até mesmo arte e pintura. Diante disso, o Projeto Aroma Literário, Sarau Poético visa revisitar a performance artística e literária do universo poético dos seguintes autores: Patativa do Assaré, Carlos Drummond de Andrade, Luiz Gonzaga e Vinícius de Moraes, misturando canção e poesia, a fim de promover o acesso a cultura e comemorar o Dia da Poesia, 14 de março.
OBJETIVO
Incentivar a leitura e interpretação oral, por meio da expressividade sugerida pela poesia e pela música.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Promover acesso à cultura popular, poética e musical.
Ø  Incentivar a pesquisa sobre cultura, literatura, poesia e música dentro do contexto social brasileiro.
Ø  Refletir sobre temas sociais, políticos, amorosos e regionais, por meio do recital de poesias.
Ø  Possibilitar ações de interação entre os discentes, a fim de que juntos consigam ler e interpretar poesias e músicas.
Ø  Facilitar o processo de socialização de conhecimentos, por meio da interação entre os discentes.
Ø  Comemorar o dia da poesia;
Ø  Comemorar o Centenário de Vinícius de Moraes;
Ø  Homenagear os autores Patativa do Assaré, Carlos Drummond de Andrade e Luiz Gonzaga.
CONTEÚDOS
6° ano: Poemas de Patativa do Assaré.
7° e 8° ano: Poemas de Carlos Drummond de Andrade.
9° ano: Canções de Luiz Gonzaga.
1° ano: Canções de Vinícius de Moraes.
2° ano: Poemas de Vinícius de Moraes.
TEMPO
O tempo destinado ao evento será combinado com a coordenação no dia 05/02.
MATERIAL
Sites, livros de poesias e letras de músicas dos autores sugeridos  para o conhecimento da obra (recital)
Cenário: A definir
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
De 18/02 a 22/02: Separação dos grupos e solicitação de pesquisa sobre poemas e/ou músicas dos autores sugeridos.
Dia 25/02 a 27/02: Distribuição de poemas e canções por grupo.
Dia 12/03 Checar espaço (Cenário) e ver o andamento dos grupos.
Dia 14/03 Sarau Poético.
METODOLOGIA 
A metodologia empregada para a realização do Projeto Aroma Literário, Sarau Poético é a pesquisa da Biografia dos autores sugeridos; separação dos grupos com, no máximo, 4 componentes; divisão de poesias e/ou canções por grupo, podendo cada grupo ficar com, no máximo, dois poemas, no caso das turmas de 6° a 8° ano do Ensino Fundamental, 2° ano do Ensino Médio e uma canção por grupo, no caso das turmas do 9° ano do fundamental e 1° ano do médio. Diante disso, a expressão interpretativa do discente refletirá sua intimidade com o poema ou música estudados.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser realizada pelos professores das turmas. É sugerido que, para incentivar a participação dos alunos, essa atividade some pontos para a nota do 1° Bimestre. Diante disso, a avaliação deverá ser feita de acordo com o desempenho e participação do discente  no evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário