Literatura está intimamente relacionada com práticas sociais. Nesse sentido, propomos uma gama de correlações entre as diversas manifestações literárias e a sociedade contemporânea. Assim, buscaremos no espaço social elementos que interajam diretamente com a arte literária.

Dessa forma, este blog objetiva analisar e expor elementos da realidade social, fazendo um contra ponto com a literatura e seus modos de encarar a realidade e a cultura das diversas épocas da sociedade.

Esperamos de você leitor a interação e a sugestão de novos temas, a discordância ou a concordância com as críticas aqui relacionadas, tendo em vista que pensar em Literatura não é apenas propor teorias literárias, mas sim promover a crítica à sociedade, tentando encontrar elementos que sejam favoraveis ou não à nossa formação enquanto leitores e apreciadores de leitura e cultura. Assim, este espaço é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Literaturas, graduandos de Letras, alunos do nível médio e ao público que gosta de uma leitura crítica acerca dos assuntos que envolvam a sociedade.

Boas leituras!

domingo, 2 de março de 2014

Dica de Leitura

Diário do Farol
"Não se deve confiar em ninguém”. Assim começa o romance Diário do Farol, publicado em 2002 por João Ubaldo Ribeiro, que narra a autobiografia  de um faroleiro sem escrúpulos, dissimulado e determinado a se vingar de todos os que o prejudicaram na infância, a começar pelo pai. Diante disso, o enredo é contado pela ótica de um narrador sarcástico, que é a peça chave para prender a atenção do leitor em um enredo que revisita o período da Ditadura Militar; além disso, a obra apresenta uma linguagem de fácil compreensão e traço machadiano quando o narrador-personagem debocha do leitor pela escolha do livro. Em suma, Diário do farol traça um panorama do Brasil sob o olhar esquizofrênico de um filho de fazendeiro, perturbado com as relações sociais, familiares e amorosas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário